Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

No primeiro domingo com gratuidade nas linhas de ônibus, a cidade de São Paulo registrou um aumento de 35% no número de passageiros comparado ao final de semana anterior. De acordo com a prefeitura, a demanda pelo transporte público foi de 2,2 milhões de pessoas para 2,9 milhões.

Também foi apontado o crescimento de 38% na demanda nas regiões periféricas da cidade.

Outro dado que chamou atenção é que a demanda no último domingo foi superior a média registrada na cidade antes da pandemia da Covid-19. Antes de 2020, aproximadamente 2,8 milhões de pessoas usavam o transporte aos domingos.

O benefício também valerá para os feriados de Natal, Ano Novo e Aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro. A medida anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) começou a valer em todas as 1175 linhas, da 0h às 23h59.

Leia também: Marcelinho Carioca aparece em vídeo e diz ter sido sequestrado após se envolver com mulher casada; veja

De acordo com o chefe do Executivo, a ideia é dobrar o número de passageiros no e incentivar o uso do transporte público. “A expectativa é aumentar pelo menos 50% e se chegar a dobrar, a quantidade de ônibus ainda fica suficiente. Porque se dobrar de 2 milhões para 4 milhões, teremos 80% do uso e ainda vai ficar 20% ocioso. Então tem espaço”.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o caixa da gestão municipal deixará de receber R$ 283 milhões com as tarifas pagas aos domingos.

A gratuidade não será aplicada nos metrôs e trens da CPTM. O passageiro precisará continuar colocando o bilhete na catraca, mas nenhuma tarifa será cobrada. Caso o usuário não tenha o bilhete, ele poderá conversar com o motorista e com o cobrador, que serão liberados.

Leia também: Nota Fiscal Paulista: prazo para resgatar créditos termina nesta segunda (18)