O funcionamento de alguns serviços e atendimentos públicos irão sofrer alterações a partir deste sábado (23) em São Paulo devido ao feriado de Natal na próxima segunda (25).
De acordo com a previsão do tempo divulgada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o fim de semana deve ser de sol e calor, mas com pancadas de chuva e trovoadas à tarde e no início da noite.
A seguir, confira o que abre e fecha durante o feriado:
Correios
Não haverá atendimento nas agências dos Correios na segunda. Já no sábado (23), o atendimento acontecerá normalmente em todo o país nas agências que atendem aos sábados.
Mercados e Sacolões
Todos os mercados e sacolões irão funcionar normalmente em 24 de dezembro e fecham no dia seguinte. O Mercado Guaianases irá reabrir apenas no dia 4, enquanto os mercados Ipiranga, Lapa, Pinheiros, Tucuruvi e Vila Formosa reabrem no dia 2. O Sacolão da Lapa reabre no dia 7.
Saúde
As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas e Atenção Médica Ambulatorial Especializada (AMA-E) funcionarão normalmente na segunda, das 7h às 19h, inclusive para vacinação contra a Covid-19 e multivacinação.
Veja outros serviços que irão funcionar:
Hospitais Municipais (HMs);
Hospitais Dia (HDs);
Prontos-socorros Municipais (PSMs);
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III e IV;
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue); e
Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
Serviços bancários
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não funcionarão na segunda, mas retornam normalmente na terça (26) para atendimento presencial nas localidades onde não há feriado municipal.
Neste dia, a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking para fazer transações financeiras.
Poupatempo
Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados na segunda, com retorno das atividades na terça (26), no horário habitual de cada unidade.
Saúde animal
Os quatro hospitais veterinários públicos espalhados pela cidade permanecerão fechados.
Leia também: Prefeitura de SP suspende rodízio de veículos a partir de 26 de dezembro
Espaços culturais
Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, todos os espaços culturais da Prefeitura de São Paulo estarão fechados.
Parques
No domingo (24), os parques municipais naturais e urbanos fecharão três horas antes do horário habitual. Já na segunda, os espaços funcionam normalmente, mas abrem três horas mais tarde do que o padrão.
Transporte público
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão operação especial. Nos dias 24 e 25 de dezembro, a circulação de trens das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será equivalente à de um domingo.
A ViaMobilidade e a Via Quatro operam normalmente das 4h à meia-noite (linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos) e das 4h40 à meia-noite (linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô).
No Metrô, as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata contam com horário normal e apresentam frota de trens adequada à demanda. A operação das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU será equivalente à programação de domingos nos dias 24 e 25 de dezembro. No dia 23, a operação seguirá a tabela horária de sábado.
O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes nos dias 24 e 25 de dezembro será das 6h às 19h. A frota do sistema de transporte público municipal no domingo e na segunda será correspondente a cerca de 4.830 ônibus em circulação.
Aos domingos e nos feriados de Natal e Ano Novo, os passageiros têm o benefício da Tarifa Zero e poderão se deslocar, da 0h às 23h59, sem realizar o pagamento da passagem.
Em relação aos serviços que não terão atendimento nesses dias, estão: Terminal Guarapiranga (que está temporariamente fechado devido às obras), Central da SPTrans, Jabaquara e Santana (com retorno na terça-feira) e o Posto de Apoio à Mulher (as interessadas serão direcionadas à Casa da Mulher Brasileira, por meio de cartazes no local).
Leia também: Veja o tempo nas capitais brasileiras na véspera e no Natal
Subprefeituras
Segundo o Decreto Municipal n° 62.140, as 32 subprefeituras estarão fechadas no Natal.
REDES SOCIAIS