O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta sexta-feira (22) que o fim da reeleição para cargos do Executivo é uma das prioridades na agenda da Casa em 2024. A declaração ocorreu durante café da manhã com jornalistas, para fazer um balanço do ano.
"O fim da reeleição é algo que é um desejo muito forte dos senadores, nós vamos fazer audiências públicas, debater isso", afirmou.
Leia mais: Conselho de Segurança da ONU aprova resolução para entrada de ajuda na Faixa de Gaza
Segundo Pacheco, a possibilidade da reeleição atrapalha o primeiro mandato e pode gerar altos gastos para garantir um novo mandato. O senador disse não ter falado ainda com Lula sobre a proposta.
"Pode ser que tenha alguma resistência [do governo], mas mesmo com resistência, a vontade dos senadores é muito grande”, acrescentou Pacheco.
Além do fim da reeleição, outras prioridades destacadas pelo presidente do Senado para o início do próximo ano são: a proposta de emenda à Constituição (PEC) das drogas, a dos militares em cargo políticos, mudanças no código eleitoral e a limitação do mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Alterações no poder do Supremo também devem ser feitas pelo Legislativo. Isso é normal”, apontou.
Leia também: Congresso aprova Orçamento para 2024 com recorde no valor das emendas
REDES SOCIAIS