Dois mil policiais militares farão patrulhamento na Esplanada dos Ministérios na próxima segunda-feira (8). A operação, que foi pactuada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ/SP) e pelo Governo do Distrito Federal nesta quinta (4), é uma medida de segurança para evitar novos ataques como em 8 de Janeiro de 2023.
O número de oficiais que trabalharão na próxima semana é quatro vezes superior ao do último dia 8 de janeiro, quando 580 PMs estavam na Esplanada. Os dados são da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou a invasão e a depredação das sedes dos três Poderes.
Além dos militares, está previsto o emprego de 250 agentes da Força Nacional, que irão fazer ronda no Ministério da Justiça. A Esplanada dos Ministérios ficará fechada na segunda-feira (8), na altura da Avenida José Sarney.
O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, afirmou que não há possibilidade de atos da mesma dimensão do ano passado.
Leia mais: Venda de veículos sobe em dezembro e fecha 2023 com alta, diz Fenabrave
“A reação da sociedade e dos Poderes foi muito forte e essa reação estabeleceu um limite muito claro”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
REDES SOCIAIS