Em 8 de janeiro de 2023, há exatamente um ano, uma tentativa de golpe de Estado - realizada por parte de bolsonaristas que não aceitavam o resultado das urnas nas eleições de 2022 - protagonizou a primeira crise do Governo Lula 3.
Na ocasião, os vândalos invadiram e depredaram as sedes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo - Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional, respectivamente - em Brasília.
Desde o dia dos ataques, pelo menos 1.430 pessoas foram presas.
Leia mais: Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 22,7 mil mortos
Rodízio municipal de veículos volta a partir desta segunda-feira (8) em São Paulo
A operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e tratada como "permanente" pela própria corporação, chegou à sua 23ª fase nesta segunda-feira (23). A ação em questão visa prender os executores e os financiadores da invasão e da depredação das sedes dos três poderes.
Pela manhã, agentes deflagraram 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em 13 unidades federativas do país.
Segundo a PF, os alvos da operação poderão responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
REDES SOCIAIS