O início da operação do trem que ligará a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais de embarque e desembarque do aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, deve ficar pronto em junho.
Leia mais: Spice Girls ganham coleção de selos no Reino Unido
O Aeromóvel, batizado de "people mover", levará passageiros da estação Aeroporto-Guarulhos ao aeroporto internacional, foi prometido para o primeiro trimestre deste ano. Agora, a GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto e que contratou as obras, prevê a entrega "para o primeiro semestre".
Atualmente há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, com primeira partida às 4h, em dias úteis, aos domingos e feriados, e às 4h40, aos sábados, sempre com embarques até meia-noite. Nos dias úteis os intervalos entre os trens variam de 15 a 20 minutos.
A outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da estação Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, com embarque de de hora em hora a partir das 5h até a meia-noite. Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5.
O problema é que os terminais do aeroporto ficam a cerca de 2,5 km da estação da CPTM, o que obriga os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela GRU Airport para completar o deslocamento.
O aeromóvel, trem que roda sobre trilhos, é composto por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem.
Leia também: “Não vai abalar a questão do meu respeito por ela”, diz Nunes sobre demissão de Marta
REDES SOCIAIS