O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública nesta quinta-feira (11). O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) assumirá o cargo no lugar de Flávio Dino, que ocupará uma das cadeiras da corte a partir de fevereiro.
Lewandowski vai assumir oficialmente em 1º de fevereiro. Por motivos particulares, ele não inicia os trabalhos na pasta de maneira imediata.
O ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele aceitou oficialmente o convite do presidente Lula na noite de ontem (10).
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) January 11, 2024
Veja os detalhes na reportagem.#JT #JornalDaTarde pic.twitter.com/E6yuBWauTX
“Eu sabia das atividades privadas dele [Lewandowski], conheço a família dele. Ganha o Ministério da Justiça, ganha o Supremo, ganha o povo brasileiro”, disse Lula durante o anúncio.
"Quando eu indico uma pessoa, indico por uma relação de confiança", completou.
Leia também: Capacidade de energia renovável do planeta ficou quase 50% maior entre 2022 e 2023, diz relatório
Na cerimônia, não foi dito sobre mudanças em outros cargos dentro do Ministério da Justiça ou nas chefias da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda não há qualquer entendimento sobre o futuro de Cappelli, número 2 da pasta durante a gestão Dino. Ele já disse que não aceitará ser rebaixado.
REDES SOCIAIS