O Roda Viva recebe Fernando Haddad nesta segunda-feira (22).
Durante o programa, Martha Beck aborda pautas internacionais e fala sobre as metas do Brasil na presidência do G20 neste ano. A repórter da Bloomberg pergunta se o governo federal teme não conseguir avançar com as pautas, principalmente na questão ambiental, caso Donald Trump vença as eleições, volte à presidência dos Estados Unidos e não apoie as medidas do Brasil.
“O que funciona na política, muitas vezes, é o constrangimento. É a pessoa não ter saída a não ser fazer o certo. A transição ecológica está se mostrando cada vez mais necessária [...]. O presidente Lula pensa em propor uma globalização sustentável do ponto de vista ambiental e social”, afirma o ministro da Economia.
Apesar disso, Haddad prefere acreditar na boa relação do Brasil com o atual governo norte-americano, liderado por Joe Biden.
“Eu penso que o governo Biden tem todo interesse em se aproximar muito do Brasil neste ano. Além disso, as nações unidas que também estão muito preocupadas com a questão ambiental e da desigualdade, irão ganhar um protagonismo importante no G20. O presidente tem muita clareza do que precisa ser feito”, conclui.
Na edição, compõem a bancada do programa Flávia Barbosa, editora executiva do jornal O Globo, Fernando Exman, diretor da sucursal de Brasília do Valor Econômico, Adriana Fernandes, repórter especial e colunista da Folha De S. Paulo, Fernando Nakagawa, analista de economia da CNN Brasil, e Martha Beck, repórter da Bloomberg. Os desenhos são feitos pelo cartunista Luciano Veronezi em tempo real.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no aplicativo Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo "Twitter"), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS