O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (29) o jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP Eugênio Bucci.
Durante o programa, o comunicador afirma que um erro de informação eventualmente publicado por um veículo de imprensa não é a mesma coisa que desinformação, também chamada de “fake news”.
“As fake news são distorções deliberadas e industrializadas feitas por equipes que muitas vezes escondem a própria cara. É uma coisa completamente diferente”, diz.
Segundo o professor, a integridade de uma equipe jornalística aparece não quando ela acerta, mas quando ela erra.
"É a postura que ela [equipe jornalística] vai adotar pra corrigir aquilo que ficou mal costurado, ou sem relação com os fatos, é que vai aparecer na seriedade com que essa redação trabalha”, comenta.
Participam da bancada de entrevistadores Alecsandra Zapparoli, publisher da Galápagos Newsmaking; Dennis de Oliveira, jornalista e professor da ECA/USP; Katia Brembatti, presidente da Abraji; Natália Viana, diretora-executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas da USP.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS