A deputada Érika Hilton foi escolhida nesta quarta-feira (21) como a nova líder da Federação PSOL-Rede no Congresso Nacional. Ela se torna a primeira pessoa transexual a liderar uma bancada na Câmara dos Deputados.
A medida foi tomada pela bancada de parlamentares da Federação na primeira reunião do ano legislativo.
Leia mais: Fux autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones
Ela será responsável por liderar um grupo de 14 parlamentares, sucedendo o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que vai deixar o cargo neste ano para se dedicar à campanha à Prefeitura de São Paulo.
“Muito orgulhosa de ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara. Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidários, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo”, escreveu ela em uma rede social.
“Agradeço ao meu partido pela confiança e ao querido Guilherme Boulos por passar esse bastão após a sua liderança exemplar em 2023, que muito nos orgulhou”, completou.
Erika Hilton foi eleita para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados em 2022. Ela e a deputada Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras parlamentares trans da história da Casa.
Leia também: OMS se preocupa com aumento de casos de sarampo no mundo
REDES SOCIAIS