O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Georgetown, capital da Guiana, nesta quarta-feira (28).
Ao chegar lá, o político participa, como convidado especial, do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), um dos organismos de integração regional mais antigos em funcionamento do planeta. O bloco é composto por 20 países do Caribe, 15 estados-membros e outros cinco associados.
Leia também: José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, está internado com pneumonia em São Paulo
O petista tem como uma de suas prioridades na agenda externa a integração dos países da América Latina. A visita também tem como pano de fundo a ofensiva da Venezuela para que a região de Essequibo passe a ser de domínio venezuelano.
Lula ainda deve se reunir com o presidente da Guiana Irfaan Ali para uma visita de Estado, que deve consolidar uma relação comercial cada vez mais ampla, além de ter uma reunião bilateral com Mia Mottley, primeira-ministra de Barbados.
Em seguida, viaja para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe, que será palco da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na sexta-feira (1º).
No mesmo dia, o presidente deve se reunir com Nicolás Maduro, chefe de governo da Venezuela, que deve tratar de temas como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e nutricional.
Leia também: Papa Francisco é levado a hospital de Roma para exames nesta quarta-feira (28)
REDES SOCIAIS