Esta terça-feira (5) protagoniza a data mais importante de todo o período pré-eleitoral nos Estados Unidos. Após as votações de hoje, Joe Biden e Donald Trump devem ser oficialmente definidos como os candidatos dos partidos Democrata e Republicano, respectivamente, para as eleições de 2024.
Chamado de “Superterça”, o dia conta com votações em diversos estados. Como Biden e Trump venceram grande parte das eleições primárias de seus partidos, o novo embate dos dois pelo Executivo estadunidense – assim como aconteceu em 2020 – já é praticamente certo.
Geralmente, a Superterça é decisiva para ambos os partidos, mas sua incidência é ainda mais sentida pela oposição – que, atualmente, é composta pelos republicanos.
Leia mais: Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 30,6 mil mortos
Luta contra o câncer, traição e mais: veja os principais pontos abordados por Preta Gil no Roda Viva
Até o momento, os vencedores das últimas duas eleições não tiveram problemas para se consolidarem como os principais nomes de suas legendas. Entretanto, Nikki Haley venceu Trump pela primeira vez nas prévias de Columbia no último domingo (3).
A vitória da a ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) interrompeu uma sequência de vitórias que o ex-presidente do país havia consolidado. Vale lembrar que a ex-governadora da Carolina do Sul é a única oponente do empresário na disputa. Em sua única vitória até o momento, ela obteve 62,9% dos votos, enquanto ele recebeu apenas 33,2%.
REDES SOCIAIS