A Suécia entrou oficialmente na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), tornando-se o 32º membro da aliança, nesta quinta-feira (7). O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, entregou formalmente os documentos de adesão ao Departamento de Estado dos EUA em Washington, DC.
A medida acontece uma semana depois de o parlamento húngaro ter aprovado com 188 votos a favor e seis contra a entrada da Suécia —após adiar a decisão por mais de 18 meses.
Leia mais: Número de mortes por dengue no Estado de São Paulo passa de 40
“Ao receber este instrumento de adesão, permita-me ser o primeiro a dar as boas-vindas à Suécia como parte do Tratado de Washington e o 32º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte”, disse o secretário de Estado, Antony Blinken, ao lado do primeiro-ministro sueco.
O presidente dos EUA, Joe Biden, também comemorou a entrada da Suécia na aliança, que "tornou a Otan mais unida, determinada e dinâmica do que nunca".
A Otan (sigla que significa Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança formada por 32 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e França.
A Otan foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria. O propósito da Organização é preservar a segurança dos seus países-membros, seja por via política ou militar. Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Turquia são os principais membros. Ao todo, 30 nações fazem parte do bloco.
REDES SOCIAIS