Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe o físico e astrofísico brasileiro Marcelo Gleiser nesta segunda-feira (11).

Gleiser é o primeiro latino-americano contemplado com o Prêmio Templeton, conhecido como “Nobel da espiritualidade”, em 2019. O físico é pós-doutor pelo King’s College de Londres, pelo Fermilab de Chicago e pela Universidade da Califórnia. Publicou os best-sellers "A harmonia do mundo", "A dança do universo" e "O fim da Terra e do Céu".

No programa, o especialista fala sobre as propostas de viagens e explorações espaciais, programas criados especialmente pelos empresários Elon Musk e Jeff Bezos

“Os dois estão indo para o espaço para ganhar mais poder e mais dinheiro. A ideia é constituir bases na lua para poder minerar asteroides, fazer turismo no espaço como outra fonte de renda. Esse lado da exploração espacial eu acho péssimo”, afirma.

"O despertar do universo consciente: Um manifesto para o futuro da humanidade" é o título do novo livro de Gleiser, que une física, filosofia, biologia, química, religião e muito mais para questionar. O lançamento da obra está marcado para o dia 12 de março no Rio de Janeiro e para o dia 14 em São Paulo.

A bancada de entrevistadores é formada por Denis R. Burgierman, editor-chefe do Greg News, Giovana Girardi, chefe da cobertura socioambiental da Agência Pública, Marcelo Yamashita, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp e diretor do Instituto Questão de Ciência, Ricardo Ogando, astrofísico no Observatório Nacional, e Salvador Nogueira, colunista da Folha de S.Paulo.

O cartunista Luciano Veronezi ilustra a entrevista durante o programa.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.