O Rio de Janeiro bateu neste sábado (16) o recorde de maior sensação térmica já medida pelo sistema Alerta Rio, órgão da prefeitura da capital fluminense. A estação de Guaratiba, na zona oeste, registrou sensação térmica de 60,1ºC às 10h20 de hoje.
A maior temperatura registrada no dia também ocorreu em Guaratiba: 40°C. A capital fluminense está sob alerta amarelo, ou seja, com temperaturas 5°C acima da média, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A onda de calor atinge a cidade desde a sexta-feira (15) e deve se estender por dois ou três dias.
Leia mais: São Paulo pode bater recorde de temperatura neste final de semana
O recorde anterior também foi registrado em Guaratiba, em novembro de 2023, quando a sensação térmica chegou aos 59,7 graus. As medições feitas pelo órgão começaram em 2014.
⚠️ RECORDE SENSAÇÃO TÉRMICA | Hoje (16/03), a estação Guaratiba atingiu o maior valor de Sensação Térmica desde o início dos registros do @AlertaRio, chegando a 60,1°C. 🌡️ Ainda hoje, a temperatura máxima pode chegar aos 40°C. 🔥
— Sistema Alerta Rio - Prefeitura do Rio (@AlertaRio) March 16, 2024
Evite exposição prolongada ao Sol.
Hidrate-se! 🥤 pic.twitter.com/573GSoWy7e
No domingo (17), a previsão é que o termômetro alcance a casa dos 40 graus.
Além do Rio de Janeiro, estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também são afetados pela onda de calor.
Leia também: Bolsonaro fala em “mundo caindo na cabeça” e afirma não temer julgamento
Já áreas da das regiões Sul, Norte e Nordeste estão sob alerta laranja, com previsão de temperaturas acima de média entre três e cinco dias.
REDES SOCIAIS