Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr | Lula Oficial / Foto: Ricardo Stuckert
Flickr | Lula Oficial / Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa quinta-feira (4) o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), apelidado de “SUS da Cultura”.

Aprovado no Senado Federal em 6 de março, o texto prevê que o SNC será organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas de cultura.

Durante a cerimônia de sanção, que ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, em Recife, o petista frisou a importância do setor para o crescimento da economia e da geração de empregos no país, além de defender investimentos fora do eixo Rio-São Paulo.

“Cultura não é apenas do eixo Rio-São Paulo. É da cidade mais pobre, é do povo mais humilde. A cultura não está pronta, ela é feita todo dia por cada gesto do ser humano. E é isso que a gente quer fazer”, ressalta.

Leia também: Milton Nascimento será homenageado pela Portela no Carnaval de 2025

O senador Humberto Costa (PT), relator do projeto, exaltou a sanção da lei após as tratativas para aprovação no Congresso Nacional: “Foi uma construção bastante complexa, mas muito positiva, fizemos uma grande parceria com o Ministério da Cultura e conseguimos eliminar algumas resistências e criar esse sistema”.

O evento também contou com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes, e do prefeito da capital pernambucana, João Campos.

A chefe da pasta foi homenageada pelo presidente, que relembrou a primeira vez que a viu no palco durante o Carnaval de Salvador. “Fiquei até 3h da manhã até ela aparecer para cantar. E ela cantou e me encantou e por isso ela virou nossa ministra da Cultura”, revela.

Leia também: Considerado uma das maiores escolas de teatro musical do Brasil, CEFTEM inaugura a primeira unidade em SP