Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe Davi Kopenawa para abrir a Semana dos Povos Indígenas nesta segunda-feira (15).

O líder indígena foi recebido na última quarta-feira (10) pelo Papa Francisco no Vaticano e pediu que o pontífice "ajude Lula" a salvar os Yanomami, que vivem na maior reserva indígena do Brasil atualmente e sofrem com o avanço do garimpo ilegal.

No programa, Davi Kopenawa fala sobre o samba-enredo que o Salgueiro escolheu para o carnaval deste ano. A agremiação carioca homenageou o povo Yanomami e fez alerta pela Amazônia.

“O carnaval foi muito bom, muito forte. O carnavalesco comprou o meu livro para fazer a pesquisa. A escola me convidou e achou bom conversar comigo de perto. Foi muito bom. A associação Yanomami abraçou o povo do Salgueiro, e o povo do Salgueiro, o povo negro, abraçou o nosso povo”, relembra.

"Nós somos sofredores, o homem branco não gosta do homem preto e também não gosta de índio, então, nós fomos juntos. Nós nos juntamos para fazer uma luta contra o desmatamento, marco temporal e grande mineração. A escola homenageou a minha luta e o povo indígena do Brasil”, acrescenta.

A bancada de entrevistadores é formada por Ariene Susui, jornalista e ativista, Daniela Chiaretti, repórter especial e colunista do Valor Econômico, Leandro Barbosa, jornalista especializado na cobertura socioambiental, Leão Serva, correspondente da TV Cultura em Londres, e Petria Chaves, escritora e âncora da Rádio CBN. O cartunista Luciano Veronezi também participa do programa.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.