Notícias

Compras on-line: descarte de embalagem precisa de cuidados para não vazar informações pessoais

Especialista dá dicas de como evitar roubo de dados sensíveis após compras


23/04/2024 15h55

Receber uma encomenda sempre trás uma sensação boa. Mas há perigos. É necessário atenção na hora de descascar as embalagens, principalmente com etiquetas com informações pessoais. Criminosos podem pegar os dados e aplicar golpes.

A maioria das entregas que vêm pelos correios ou por transportadoras contém informações preciosas, como nome completo, endereço, telefone e até CPF. Além disso, algumas empresas colam a nota fiscal nas embalagens, onde outras informações podem estar escritas.


Apesar da Lei Geral de Proteção de Dados exigir que sejam impressos apenas dados estritamente necessários, não são todas as empresas que respeitam isso.

Leia também: IA pode tornar a previsão do tempo mais exata?

“Muitas empresas ainda não estão adequadas a LGPD. Nós temos, hoje, uma Agência Nacional de Proteção de Dados, que não só fiscaliza, mas aplica multas e também educa. Então, companhias ainda estão passando por esse processo porque nunca foram educadas”, explica Gustavo Torrente, professor de cibersegurança da FIAP.

A principal recomendação é, primeiro, riscar ou remover a etiqueta do pacote. Em seguida, destruí-la. Picotar o papel pode ser a melhor maneira de fazer isso.

“Eu costumo cortar com tesoura e jogar em lixos separados. Dependendo das informações, jogo no lixo no dia seguinte. Tudo isso para ter cuidado”, conta Durvalina Maria Marques, funcionária pública.

Leia também: Valor da primeira parcela do 13º do INSS pode ser consultado pelos cidadãos; saiba como

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV Cultura exibe o documentário “O Brasil Visto do Alto” nesta quinta-feira (24)

Legião Estrangeira desta quarta (24) discute sobre a visita de Celso Amorim à Rússia

ONU exige investigação após descoberta de valas comuns em hospitais em Gaza

"Lua Cheia Rosa" pode ser observada nesta terça-feira (23) em todo o país; veja horário

PGR denuncia deputada Carla Zambelli por invasão ao sistema do CNJ