Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil; saiba como observar
A chuva de Eta Aquáridas poderá ser vista até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul
02/05/2024 10h55
A chuva de meteoros Eta Aquáridas poderá ser vista no Brasil. Ativo desde 19 de abril, o fenômeno estará visível até 28 de maio no Hemisfério Sul, com pico em 5 de maio. Para pesquisadores e amantes de astronomia, esse é considerado um eventos do céu noturno mais aguardados de 2024.
Para responder às principais dúvidas de como realizar a observação, o portal da TV Cultura entrou em contato com Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).
O que são as chuvas de meteoros?
As chamadas "chuvas de meteoros" ocorrem quando a Terra, em sua órbita anual em torno do Sol, atravessa o caminho por onde passou um cometa. Esses corpos deixam fragmentos para trás e, quando a Terra passa por esse "cruzamento", esses fragmentos caem na atmosfera e queimam em grande altitude, tipicamente 50-60 km acima do solo.
Com que frequência é possível ver o fenômeno?
Numa noite limpa, de preferência num local escuro, sem iluminação artificial, sempre vemos estrelas cadentes, tipicamente 4 ou 5 por hora, mas nas "chuva" a taxa de avistamento das mesmas pode ser muito alta, mais de uma por minuto nas mais intensas.
Como será a Eta Aquáridas?
O caso das Eta Aquarídeas tem um gostinho especial porque essa chuva resulta da passagem da Terra pela trajetória do cometa Halley, o primeiro a ter sua volta prevista e talvez o cometa mais famoso de todos justamente por causa disso e também por ser bem brilhante quando se aproxima do Sol a cada 76 anos.
Como fazer a observação?
Para observar uma chuva não tem nenhum mistério, não é necessário o uso de instrumentos. Basta olhar na direção e horário corretos e esperar. Neste caso, os meteoros parecerão vir da região da estrela Eta de Aquário, daí seu nome.
Simplificando, basta observar na direção da constelação de Aquário. Nesta época do ano essa constelação vai nascer na direção leste, a mesma de onde nasce o Sol, em torno das três da manhã. O ideal seria observar essa região entre 4 e 5 horas da manhã, quando ela já estará mais alta acima do horizonte, mas antes ainda do horizonte leste começar a clarear.
A taxa de meteoros prevista para as Eta Aquarídeas, numa noite sem nuvens, num lugar escuro, é de 40-50 meteoros por hora. Não precisa de nenhum equipamento, basta observar a olho nu.
Webstory: Chuva de meteoros: saiba como observar o fenômeno
REDES SOCIAIS