Presidente da Colombia anuncia que país irá romper relações diplomáticas com Israel
Gustavo Petro fez anuncio durante manifestações colombianas no dia do trabalho
01/05/2024 17h14
O presidente colombiano Gustavo Petro afirmou nesta quarta-feira (1º) que o país irá romper relações diplomáticas com Israel. A ação é uma resposta ao confronto contra o Hamas na Faixa de Gaza, que já dura há sete meses.
"Aqui, diante de vocês, o governo da mudança do presidente da República anuncia que amanhã romperemos relações diplomáticas com o estado de Israel [...] por ter um presidente genocida", disse Petro durante ato em Bogotá.
O presidente ainda disse que as nações não podem ter uma atitude passiva diante desse conflito no Oriente Médio. Mais de 34 mil pessoas já perderam a vida, sendo a maioria mulheres e crianças.
"Os tempos do genocídio e do extermínio de um povo inteiro diante de nós não podem chegar. Se a Palestina morrer, a humanidade morre”, completou.
Leia também: Polícia e manifestantes entram em conflito em Paris durante Primeiro de Maio
O anúncio do político colombiano é a ação mais dura do país contra Israel. Anteriormente, ele declarou apoio à África do Sul, que acusou os israelenses de genocídio na Corte Internacional de Justiça, órgão das Nações Unidas com sede em Haia.
Em fevereiro, Petro suspendeu a compra de armas de Israel, até então um dos maiores fornecedores das Forças Armadas do país sul-americano.
Leia também: Lula sanciona projeto que amplia isenção do Imposto de Renda
REDES SOCIAIS