Notícias

EUA acusam Rússia de usar armas químicas na guerra contra a Ucrânia

A cloropicrina é um líquido oleoso geralmente utilizado como agente neutralizador de pragas


02/05/2024 11h15

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de ter usado armamentos químicos na guerra contra a Ucrânia. Segundo a inteligência americana, Moscou teria atirado cloropicrina contra as forças de Kiev.

A cloropicrina é um líquido oleoso geralmente utilizado como agente neutralizador de pragas. Por ser um composto letal que ataca os pulmões e atua como o gás lacrimogéneo, seu uso foi proibido pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

"O uso destas substâncias químicas não foi um incidente isolado e provavelmente é motivado pelo desejo das forças russas de remover as forças ucranianas de posições fortificadas e obter ganhos táticos no campo de batalha", informou o Departamento de Estado dos EUA na última quarta-feira (1º).


Conflito no Oriente Médio

Essa não foi a primeira denúncia da utilização de armas químicas em guerras atualmente. Em outubro do ano passado, o Ministério das Relações Exteriores da Palestina afirmou que Israel utilizou fósforo branco na Faixa de Gaza.

A substância em questão inflama de maneira espontânea após contato com o ar. Altamente venenosa, ela é uma forma alotrópica do fósforo e deve ser mantida sob água.

Queimaduras, ardência interna e até mesmo corrosão dos ossos podem ser os efeitos desse tipo de ataque, aponta a Human Rights Watch. Além disso, os resquícios do produto podem voltar a pegar fogo após a retirada dos curativos.

Leia mais: Após 18 anos, George Santos volta a performar como Kitara Ravache

STF retoma nesta quinta (2) julgamento de ações que questionam poder do MP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil; saiba como observar

Saque-aniversário do FGTS é liberado para trabalhadores que nasceram em maio

Incêndio atinge galpão na região do Jardim José Bonifácio, na zona Leste de SP

Vacinação contra a gripe em todos com mais de seis meses começa nesta quinta (2) em SP

STF retoma nesta quinta (2) julgamento de ações que questionam o poder do MP para conduzir investigações