Notícias

Enchentes no RS: seis barragens do estado correm risco de rompimento

Fortes chuvas na região deixaram unidades em situação de emergência, alerta e atenção


05/05/2024 17h01

O governo do Rio Grande do Sul informou que seis barragens no estado estão em situação de emergência e correm risco de rompimento.

O boletim, divulgado na tarde deste domingo (5), destaca o trabalho de monitoramento feito em conjunto pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema (ONS).

As barragens classificadas como em “nível de emergência” são a UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves; PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga; Barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves; Barragem SDR, em Eldorado do Sul; Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra e Barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves.

Segundo o informativo, o nível de “emergência” significa “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”.

As unidades em estado de alerta, ou seja, quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança, são UHE Dona Francisca, em Nova Palma; UHE Bugres - Barragem Divisa, em Canela; Capané, em Cachoeira do Sul; B2 (São Jerônimo) e Tupi, em Taquari.

As barragens do Blang, em Canela; UHE Canastra, em Canela; UHE Monte Claro, em Bento Gonçalves/Veranópolis; UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul/Nova Pádua; PCH Furnas do Segredo, em Jaguari; Samuara, em Caxias do Sul; Dal Bó, em Caxias do Sul estão em estado de atenção, quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro recebe alta de hospital em Manaus e participa de evento conduzido pela esposa

Enchentes no RS: estado deve receber ajuda voluntária de sete mil profissionais da saúde

Explosão em posto de combustível acontece em meio à enchente em Porto Alegre

Enchentes no RS: número de mortos chega a 75; prefeito de Porto Alegre fala em racionamento de água

Cidade de São Paulo amplia vacinação contra HPV para pessoas de até 19 anos