Notícias

Câmara dos Deputados aprova PDL que reconhece o estado de calamidade pública no RS

Medida faz com que a verba destinada à reconstrução do estado não seja contabilizada nas metas fiscais e no limite orçamentário do governo


07/05/2024 09h17

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão da última segunda-feira (6) o projeto de decreto legislativo (PDL) que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Na prática, a medida faz com que a verba destinada à reconstrução do estado não seja contabilizada nas metas fiscais e no limite orçamentário que o Governo Federal deve cumprir em 2024.

Ou seja, os deputados federais aprovaram a abertura de uma exceção na Lei de Responsabilidade Fiscal por conta da situação que a população gaúcha enfrenta atualmente.

Leia mais: Número de mortos em decorrência das chuvas no RS sobe para 85

Israel afirma ter tomado o controle de Rafah, cidade que liga Gaza ao Egito

Na semana passada, o governo gaúcho já havia decretado estado de calamidade pública em decorrência dos temporais. A medida abrangia 265 cidades.

Posteriormente, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, editou uma nova portaria que amplia para 336 municípios gaúchos o reconhecimento do estado de calamidade pública. A medida foi disposta em edição extra Diário Oficial da União (DOU).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel afirma ter tomado o controle de Rafah, cidade que liga Gaza ao Egito

Maternidade, etarismo e mais: confira os principais pontos do Roda Viva com Claudia Raia

Número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 85

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 34,7 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 37 milhões no sorteio desta terça-feira (7)