O nível do Lago Guaíba se encontrava em 3,99 metros na noite da última terça-feira (21) e baixou para 3,92 metros na manhã desta quarta (22), conforme as medições realizadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.
É a primeira vez desde o dia 3 de maio em que o nível do corpo hídrico fica abaixo dos 4 metros. Diante da diminuição, a água recuou em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Entretanto, vale lembrar que o limite de inundação é de 3 m.
Leia mais: Espanha, Irlanda e Noruega passam a reconhecer um Estado Palestino independente
Trump emite vídeo com termo popularizado pelo nazismo e apaga publicação na sequência
O último boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha mostra que os números de mortos e feridos em decorrência das enchentes que atingem o estado atualmente são de 161 e 806, respectivamente. A mais recente atualização também aponta que há 85 pessoas desaparecidas.
Enquanto desabrigados são 72.561, desalojados somam 581.633. Ou seja, mais de 654 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Enquanto os desalojados são pessoas que, após um desastre, seguem para a casa de um parente ou um amigo, os desabrigados são aqueles que precisam se deslocar a um abrigo público ou privado.
REDES SOCIAIS