Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O Exército Brasileiro afastou os militares que divulgaram no último domingo (26) a informação falsa de que um dique havia se rompido em Canoas, cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

A notícia mentirosa fez com que o bairro Mathias Velho fosse evacuado, uma vez que o suposto rompimento em questão faria com que o local - um dos mais atingidos pelas tempestades e enchentes que atingiram o estado nas últimas semanas - fosse inundado.

Leia mais: Tempestades matam ao menos 18 pessoas no centro dos Estados Unidos

Número de pessoas soterradas após deslizamento em Papua-Nova Guiné sobe para 2 mil

Diante da situação, a prefeitura local desmentiu a informação e, posteriormente, a própria instituição militar admitiu o erro

O número de mortes provocadas pelas chuvas no RS subiu para 169, segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil. Também há 64 desaparecidos e 806 feridos em decorrência da tragédia.


Leia na íntegra a nota emitida pelo Exército após o caso:

"A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Grande Unidade subordinada à 5ª Divisão de Exército, informa que, na noite de domingo, 26 de maio de 2024, por volta das 18 horas, foi notificada de um incidente envolvendo tropas que integram a Operação Taquari 2 em apoio às ações de ajuda humanitária no município de Canoas. Militares que atuavam no Bairro Mathias Velho, souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco. O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento. Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação. A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reitera seu compromisso com a população afetada pela catástrofe ambiental, em especial com os moradores de Canoas-RS e manifesta sua solidariedade a todos os moradores que foram erroneamente informados e pede sinceras desculpas pelo ocorrido".