O rei Charles III embarcou para a sua primeira viagem ao exterior desde que foi diagnosticado com câncer, viajando através do Canal da Mancha para as comemorações do 80º aniversário do desembarque do Dia D de 1944 na Normandia.
Leia mais: SpaceX realiza mais um voo para testar a Starship nesta quinta-feira (6)
Quase 160.000 soldados aliados desembarcaram em cinco trechos da costa da Normandia ocupada pelos alemães em 6 de junho de 1944.
A Operação Overlord, como o Dia D foi batizado, continua sendo, até hoje, a maior invasão por água e por terra da história, e foi uma virada crucial no objetivo de derrotar os nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Na manhã desta quinta-feira (6), o Rei Charles e a Rainha Camilla participaram do Ministério da Defesa do Reino Unido e do evento comemorativo da Legião Real Britânica no Memorial da Normandia Britânica em Ver-sur-Mer. Charles é patrono da Royal British Legion e do Normandy Memorial Trust.
O Rei convidou os aliados a “relembrar as lições que recebemos continuamente”, enquanto se dirigia aos veteranos do Dia D.
Embora o rei tenha viajado para França para as comemorações, não se espera que se junte aos líderes mundiais, incluindo Macron e Joe Biden, ainda nesta quinta-feira, quando se reúnem na praia de Omaha para homenagear as tropas pela sua bravura e sacrifício há oito décadas.
Leia também: Escola da ONU é atingida pelas Forças de Defesa de Israel em Gaza
REDES SOCIAIS