Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro, Flávio Jorge Rodrigues da Silva morreu aos 71 anos de idade na última quinta-feira (6). O militante lutava contra um câncer no intestino.
Nascido em Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, Flávio Jorge foi à capital no início dos anos 70. Na cidade, articulou a Soweto Organização Negra em São Paulo e a Executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen)
O agente político também foi o secretário nacional de combate ao racismo do PT entre 1995 e 1999. Suas ações também desempenharam papeis fundamentais na formação do 1º Encontro Nacional de Entidades Negras (Enen) e na atuação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Leia mais: Inscrições para o Enem 2024 se encerram nesta sexta-feira (7)
Número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul chega a 15
Por meio de um comunicado veiculado no site do Governo Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o colega: "com grande tristeza, soube do falecimento de Flávio Jorge, militante e fundador do PT, uma referência das lutas pelos direitos do trabalhadores e do povo negro. Além de ter sido conselheiro do Instituto Lula, Flávio foi importante dirigente do movimento negro, lutou contra a ditadura militar e seguiu organizando a luta pela democracia."
"Flávio foi um dos grandes responsáveis pela primeira mulher negra se tornar ministra com a criação da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, caminhos abertos para a criação do Ministério da Igualdade Racial de hoje. Meus sentimentos à família, amigos e militantes que tiveram o prazer de lutar ao lado de Flávio Jorge", completa a nota.
REDES SOCIAIS