Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marcos Lopes/MG
Foto: Marcos Lopes/MG

O Governo do Estado de São Paulo promove neste sábado (8) o “Dia D” de vacinação para todas as crianças de 1 a 4 anos que devem ser vacinadas contra a poliomielite.

No caso dos menores de 1 ano, a situação vacinal será avaliada, dando início ou complementando a caderneta.

Serão utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP), para menores de 1 ano, e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 a menores de 5 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado estarão abertas das 8h às 17h para imunizar as crianças contra a paralisia infantil. Nas UBSs que são integradas às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e que já abrem aos sábados para vacinação na capital paulista, o funcionamento será das 7h às 19h.

Doença infectocontagiosa aguda, a poliomielite é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Leia também: Após ficar um mês fechada, Estação Rodoviária de Porto Alegre (RS) retoma operações

Até 3 de junho, 36.786 crianças entre 1 a 4 anos foram vacinadas no estado, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS).

“É de extrema importância que os pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinar, pois, ainda que a doença tenha sido eliminada no Brasil, outros países apresentam casos de pólio, o que traz o risco de reintrodução da doença. Portanto, os níveis de baixa adesão são preocupantes”, afirma Ligia Nerger, enfermeira e diretora da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos, que são similares a outras doenças virais, como:

Febre;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Dor de garganta e no corpo;

Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos);

Constipação (prisão de ventre);

Espasmos;

Rigidez na nuca;

Meningite;

Dúvidas sobre a vacinação podem ser solucionadas por meio do portal Vacina 100 Dúvidas, que traz as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet, como efeitos colaterais e perigos ao não se imunizar.

Leia também: Com foco em arrecadação de cobertores, Campanha do Agasalho 2024 começa nesta sexta (7)