O Roda Viva desta segunda-feira (10) recebe o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
Durante a entrevista, o ministro expõe como vê a retomada de discussões no Congresso Nacional sobre uma eventual anulação do recurso de delações premiadas por parte de réus presos.
“Essa é uma questão política a ser deliberada no Congresso, no entanto, a colaboração premiada tem funcionado com as adequações que o Supremo impôs como uma ferramenta positiva. Sobretudo em casos de colarinho branco e de desvios de dinheiro, se você não tiver uma pessoa de dentro do esquema ajudando a percorrer o caminho pra localizar o dinheiro na Suíça, em Bahamas ou onde quer que ele esteja, tudo fica muito difícil”, comenta Barroso.
“Se ele [réu] estiver ilegitimamente preso para ser induzido a uma colaboração premiada é inaceitável, mas se ele está preso legitimamente e deseja abreviar seu tempo de permanência fazendo uma delação baseada em fatos verdadeiros e corroborada por outras provas (...) acho que é perfeitamente legítimo”, completa.
Participam da bancada de entrevistadores Carolina Brígido, colunista do UOL, Constança Rezende, repórter da Folha de S.Paulo, Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA; Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo; e Weslley Galzo, repórter de política do Estadão em Brasília.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS