Manifestantes espalharam tinta em pó laranja no famoso monumento Stonehenge, na Inglaterra, nesta quarta-feira (19) como forma de protesto contra a falta de ação do governo diante das mudanças climáticas.
Os dois ativistas foram identificados pela polícia local como Niamh Lynch, estudante de 21 anos, e Rajan Naidu, um homem de 73 anos. Ambos pertencem à organização Just Stop Oil e foram detidos sob suspeita de danificar o monumento.
Leia mais: Morre Wanderley Tribeck, primeiro intérprete do Bozo no Brasil
Em vídeo divulgado nas redes sociais do grupo ambientalista, é possível visualizar os indivíduos correndo em direção ao monumento e pulverizando a tinta enquanto uma pessoa tenta retirá-los.
🚨 BREAKING: Just Stop Oil Spray Stonehenge Orange
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) June 19, 2024
🔥 2 people took action the day before Summer Solstice, demanding the incoming government sign up to a legally binding treaty to phase out fossil fuels by 2030.
🧯 Help us take megalithic action — https://t.co/R20S8YQD1j pic.twitter.com/ufzO8ZiDWu
“Temos que nos unir para defender a humanidade ou arriscaremos tudo. É por isso que a Just Stop Oil exige que o nosso próximo governo assine um tratado juridicamente vinculativo para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis até 2030” disse um porta-voz através de um comunicado nas redes sociais.
Leia mais: Novas chuvas no RS fazem nível do Guaíba voltar a subir
O monumento que fica localizado ao sul da Inglaterra é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e um dos pontos turísticos mais visitados da região da Grã-Bretanha.
REDES SOCIAIS