Notícias

"Brasil naturalizou a gravidez precoce”, diz Luciana Temer

No Roda Viva, professora de direito constitucional criticou a forma com que o país trata a gestação na adolescência


24/06/2024 23h36

O Roda Viva desta segunda-feira (24) recebe Luciana Temer, professora de direito constitucional e presidente do Instituto Liberta, que desempenha o papel de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante o programa, a professora de direito constitucional afirma que o Brasil “naturalizou a gravidez precoce”.

Somos o sexto país em casamentos infantis. Quando você verifica, por exemplo, que uma menina aos 14 anos vai numa UBS pra fazer o acompanhamento pré-natal e não se pensa em denunciar por estupro, porque isso é estupro pela nossa legislação, isso explica como o Brasil, na verdade, naturalizou a gravidez na adolescência”, comenta.

Ainda sobre a questão da gestação precoce, Luciana cita dados do IBGE que mostram que 6 entre 10 mães adolescentes não estudam e nem trabalham e que a chance de uma mãe jovem engravidar de novo é de 30%.

Participam da bancada de entrevistadores Conrado Corsalette, editor-chefe do Nexo Jornal; a advogada Izabella Borges; o pastor e sociólogo Valdinei Ferreira; Vivane Duarte, jornalista e fundadora do Instituto Plano de Menina; e Vitória Macedo, repórter da Todas, da Folha de S.Paulo.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PL do Aborto, religião e educação: confira os principais pontos abordados por Luciana Temer no Roda Viva

STF retoma julgamento sobre porte de maconha para consumo próprio nesta terça (25)

Bolsa Família é pago aos beneficiários com NIS de final 7 nesta terça-feira (25)

Mega-Sena pode pagar até R$ 93 milhões no sorteio desta terça-feira (25)

“A nossa sociedade é permissiva com a violência sexual", diz Luciana Temer