Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem TV Cultura
Montagem TV Cultura

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou, nessa quinta-feira (27), a retomada do livro “O Menino Marrom, de Ziraldo”, para uso de atividades pedagógicas. A obra havia sido suspensa pela Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais.

Leia mais: Projeto de lei que previa multa a quem doasse comida é suspenso em São Paulo

Na decisão liminar, o juiz Espagner Wallysen Vaz Leite determinou o cancelamento imediato da suspensão temporária dos trabalhos pedagógicos, sob pena de multa diária de 5 mil reais.

“A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e deste Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais é firme no sentido da proibição da censura prévia“, diz um trecho da decisão.

A obra “O Menino Marrom” foi suspensa com a justificativa de que haviam trechos “extremamente agressivos”. A decisão foi contestada por professores, pais e alunos.

Além disso, à época, a Secretaria Municipal de Municipal afirmou que a suspensão foi orientada para ‘promover uma abordagem pedagógica mais clara e objetiva, evitando interpretações equivocadas’.

O livro de 1986, de Ziraldo, conta a história de um menino negro e de seu amigo, um menino branco. Os dois querem descobrir juntos sobre os mistérios das cores, o que os leva em uma jornada de aprendizado sobre respeito, diversidade e amizade.

Leia também: Rodrigo Pacheco fala sobre movimentos antidemocráticos: “Esse monstro não está morto”