Dois dos cinco galões de material radioativo foram encontrados na tarde desta sexta-feira (5), em um desmanche de veículos no Jardim Marilu, na Zona Leste de São Paulo.
Segundo a polícia, a tampa de um dos galões estava aberta. O caso foi registrado e é investigado pelo 49º DP (São Mateus).
O material radioativo roubado é uma fonte de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) fabricada pela empresa Eckert & Ziegler.
Até o momento, o veículo ainda não foi localizado e nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou detido.
Segundo a Polícia Civil, o material aberto não oferece riscos, pois estava fora do prazo de validade. Somente uma das latas está dentro da validade e oferece riscos maiores. No entanto, ela foi recuperada.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do governo federal, divulgou nesta sexta-feira (5) um alerta sobre o furto de uma caminhonete contendo fontes radioativas.
Uma picape de uma empresa que transportava o material foi furtada no último domingo (30) na cidade de São Paulo. O órgão, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, informou que o crime ocorreu na região de São Mateus, na zona leste da capital paulista.
No comunicado, a CNEN diz que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente.
"Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde", afirma a Comissão Nacional de Energia Nuclear.
De acordo com a nota, no momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
O governo federal alerta a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e entre em contato imediatamente pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763.
REDES SOCIAIS