O apagão cibernético global também afetou os sistemas de instituições financeiras brasileiras. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições já retomou seus serviços, e as demais estão em avançado processo de normalização.
Nesta sexta-feira (19), alguns bancos e fintechs brasileiros enfrentaram problemas em seus aplicativos devido ao apagão que impactou várias partes do mundo. O site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais, registrou reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
Empresas de serviços financeiros da Austrália à Alemanha relataram uma pane cibernética, que estaria relacionado aos computadores de uma empresa de cibersegurança, a CloudStrike, que informou ter tomado conhecimento de falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft.
Ainda de acordo com o Downdetector, houve picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft desde a noite da última quinta-feira (18).
Leia também: Sabesp precifica oferta para privatização a R$67 milhões por ação
Além dos bancos, empresas aéreas e de telecomunicações também enfrentaram problemas. De acordo com a rede de TV norte-americana ABC, voos da American Airlines, United e Delta foram suspensos.
Já o Banco Central (BC) informou que seus sistemas estão funcionando normalmente.
Leia mais: Apagão cibernético atrasa voos e gera problemas ao redor do mundo
REDES SOCIAIS