Notícias

Queda de natalidade ameaça economia mundial e preocupa países de todo o mundo

Relatório das Nações Unidas afirma que tamanho da população mundial em 2100 será 6% menor do que a estimativa feita em 2014


19/07/2024 20h34

Um relatório das Nações Unidas afirma que o tamanho da população mundial em 2100 será 6% menor do que a estimativa feita em 2014. Isto significa 700 milhões de pessoas a menos no planeta.

O fenômeno da redução populacional ameaça a economia dos países. Faltam braços e cérebros para fazer a economia crescer e não há assalariados para sustentar os impostos que paguem a aposentadoria dos idosos.

De acordo com José Eustáquio Alves, doutor em demografia, a tendência acontece nas metrópoles e países mais urbanizados.

“Quando o país vai urbanizando, vai aumentando o mercado de trabalho, vai aumentando os níveis educacionais, a mulher vai entrando no mercado de trabalho. Com o processo de modernização da sociedade, as pessoas, os casais, mas principalmente as mulheres, elas escolhem ter menos filhos. Isso acontece no mundo todo e acontece no Brasil”, explica o especialista.

Leia também: Joe Biden está melhorando ‘significativamente', diz médico

O exemplo mais estudado é o do Japão. O envelhecimento da população faz o preço do trabalho subir, os custos da saúde pública explodirem e a previdência social ficar insustentável.

Na Itália, grandes empresas lutam contra as medidas de contenção da imigração propostas pelo governo de extrema-direita porque alegam que faltam trabalhadores para dar conta das necessidades do dia a dia.

A mesma coisa acontece na Inglaterra. Às vésperas da última eleição, há poucas semanas, o governo conservador apertou os controles para imigração. Grandes multinacionais instaladas reagiram afirmando que não tinham como operar.

Leia também: Eleições 2024: Brasil tem mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Joe Biden está melhorando ‘significativamente', diz médico

Polícia Federal prende homem por importação ilegal de peças de fuzil

Corte Internacional de Justiça diz que Israel pratica ações de discriminação contra os palestinos

Censo 2022: Brasil possui mais de oito mil localidades quilombolas

Filha de deputado estadual é encontrada morta no MT