Mulher negra é morta por policial branco dentro de casa nos EUA
Imagens das câmeras corporais dos policiais foram liberadas na última segunda-feira (22)
24/07/2024 18h30
Uma mulher negra foi morta a tiros por um policial branco dentro de sua casa em Illinois, nos Estados Unidos. O assassinato ocorreu em 6 de julho, após a vítima ligar para a emergência. As imagens das câmeras corporais dos policiais só foram liberadas na última segunda-feira (22).
No vídeo, Sonya Massey, de 36 anos, aparece desarmada e e é morta com três tiros por estar segurando uma panela com água fervendo.
O autor dos disparos se chama Sean Grayson, de 30 anos. O policial foi demitido na semana passada e está preso, podendo ser condenado por homicídio, agressão agravada com arma de fogo e má conduta.
As autoridades disseram que Sonya havia acionado a polícia ao desconfiar que alguém havia invadido sua residência. Em seguida, dois policiais responderam ao chamado. Ao abrir a porta, a mulher disse "não me machuquem".
Leia também: IR 2024: Receita Federal abre consulta ao terceiro lote; veja como fazer
Os agentes então percorreram ao redor da casa e não avistaram ninguém. Depois de exigirem que ela mostrasse um documento de identificação, Sonya manuseou uma panela de água fervente e o policial disse: "é melhor você não fazer isso ou eu juro por Deus que vou atirar no seu rosto".
Em seguida, Sonya pede desculpas e abaixa, mas o agente puxa a pistola e dispara na cabeça da mulher.
O promotor do caso afirmou que a vítima havia passado por recente tratamento para tratar problemas de saúde mental.
Após o ocorrido, o presidente Joe Biden se demonstrou indignado com o caso e disse que a família de Sonya merece justiça.
"A morte de Sonya nas mãos de um policial nos lembra que, com muita frequência, os americanos negros temem pela sua segurança de maneiras que muitos de nós não tememos", afirmou o chefe de estado.
Leia também: Atletas do skate são ‘esquecidos’ em pista após treinamento e recorrem a táxi para voltar à Vila Olímpica
REDES SOCIAIS