Notícias

InfoGripe: vírus sincicial respiratório segue como principal causa de internação de crianças

Segundo os dados da FioCruz, os registros caíram nas últimas semanas


25/07/2024 18h09

O vírus sincicial respiratório (VSR) segue como a principal causa de internação e óbitos em crianças. Os dados são do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e foram divulgados nesta quinta-feira (25).

Apesar de ainda ser o principal fator de hospitalização, os números do boletim mostram que houve uma queda de registros nas últimas semanas.

Leia mais: Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche

No entanto, em alguns estados do Centro-Sul, ainda há registros de crescimento no número de casos do vírus influenza, especialmente entre os idosos, e do VSR e rinovírus em crianças em alguns estados do Sul e Sudeste.

Além disso, o boletim também mostrou que alguns estados do Norte registram continuidade do aumento de casos de VSR e rinovírus na população de até 2 anos de idade.

Em nível nacional, o estudo aponta indícios de queda de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas).

Quatro estados apresentam crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Acre, Bahia, Minas Gerais e Roraima. Entre as capitais, cinco têm indícios de crescimento nos casos: Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Luís (MA).

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, os maiores casos positivos são de: 21.0% para influenza A, 1.0% para influenza B, 36.8% para vírus sincicial respiratório e 10.0% para Sars-CoV-2 (Covid-19) .

Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 41.0% de influenza A, 1.7% de influenza B, 15.0% de vírus sincicial respiratório e 27.4% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: vírus sincicial respiratório segue como principal causa de internação de crianças

Polícia Militar de São Paulo prende trio que aplicava golpe do cartão na região do Morumbi

Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche

Brasil vai ficar inabitável até 2050? Entenda estudo da Nasa que gerou preocupação nas redes sociais

Bolsa Família 2024: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 6 nesta quinta (25)