Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Brasil - Marcelo Camargo
Reprodução/Agência Brasil - Marcelo Camargo

O número de focos de incêndio volta a subir no Pantanal. O fogo já ultrapassou 1,3 milhão de hectares de área atingida desde o início de 2024, número que representa 8,7% do bioma.

Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).

A instituição também publicou nesta segunda-feira (5) um alerta de perigo meteorológico de incêndio na Bacia do Alto Paraguai (BAP), região que abrange o Pantanal em território brasileiro. O alerta é válido até o dia 10 de agosto.

Leia também: Custo da cesta básica apresenta queda em 17 capitais brasileiras em julho, diz Dieese

Segundo a publicação, que apresenta o mapa da região, a maior parte da BAP se encontra no nível 5 de alerta. A classificação se refere à condição de combate extrema.

"Combate difícil mesmo por meios aéreos e alta velocidade de propagação”, destaca a instituição. 

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima também divulgou na última semana que 800 funcionários do governo federal atuam na prevenção e combate aos incêndios na região.

"O bioma enfrenta a seca mais severa em 70 anos, intensificada pela mudança do clima", escreveu o órgão nas redes sociais.

Leia também: Mansão de Lionel Messi é vandalizada por grupo de ativistas ambientais em Ibiza