“Enem dos Concursos”: saiba qual foi o tema escolhido para a redação do CNU
Atividade avaliativa foi aplicada apenas aos candidatos que concorrem a cargos de nível médio
18/08/2024 13h09
O primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CNU) é aplicado em todo o país neste domingo (18). O “Enem dos Concursos” oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, com salários iniciais que vão até R$ 22,9 mil.
No período da manhã, candidatos que concorrem a cargos de nível médio tiveram que produzir uma redação sobre o seguinte tema: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.
Já os concurseiros do nível superior não precisaram participar da atividade avaliativa, no entanto, responderam a uma questão dissertativa. Os temas do exame variaram conforme o bloco temático escolhido, entre os oito existentes. No período vespertino, os portões são abertos às 13h e fechados às 14h. O início da aplicação é às 14h30 e a duração de três horas e meia.
Para fazer a prova, é indispensável o uso de caneta preta em material transparente. Água e alimentos podem ser levados, desde que estejam em embalagens lacradas e em garrafas transparentes.
Leia também: Em cerimônia judaica, Silvio Santos é enterrado na zona oeste de São Paulo
A logística do processo seletivo conta com a experiência de 25 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inspirou o maior concurso da história brasileira. Ao todo, cerca de 215 mil colaboradores estão envolvidos na segurança e logística.
O certame também conta com a segurança reforçada em uma rede de aplicação integrada por diversos órgãos públicos, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Força Nacional de Segurança Pública dão apoio na realização.
Veja o cronograma completo do processo seletivo:
7 de agosto – disponibilização dos Cartões de Confirmação;
18 de agosto – aplicação das provas;
18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
21 de novembro – divulgação final dos resultados;
Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Leia também: Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 65 milhões; veja dezenas sorteadas
REDES SOCIAIS