Notícias

Governo Lula retira Ceagesp de programa de privatização de estatais

Desde sua eleição, o presidente afirmou que as privatizações iriam acabar no país


20/08/2024 19h48

O governo Lula (PT) retirou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) da lista de empresas no programa de privatização de empresas estatais, nesta terça-feira (20).

Além da retirada do programa, o decreto revoga sua qualificação no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), que previa parcerias público-privadas. A companhia é uma empresa pública federal, faz parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, responsável por armazenar produtos agrícolas e fornecer apoio na infraestrutura e venda de mercadorias.

Leia mais: Congresso, governo e STF chegam a acordo sobre transparência de emendas parlamentares

A Ceagesp havia sido incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND), em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). 

No começo de 2023, Lula anunciou que iria retirar algumas empresas estatais da lista de privatizações. O presidente assinou um decreto que envolvia empresas como EBC e Correios, que foram retiradas do programa de privatização em abril de 2023.  A Dataprev, Nuclep, Serpro, ABGF e Ceitec também foram retiradas desta lista.

Leia mais: Câmara cria comissão para acompanhar investigação de acidente em Vinhedo

O presidente reforçou que as privatizações seriam encerradas em seu terceiro mandato. Em fevereiro deste ano, ele anunciou a remoção de 19 unidades de conservação florestal do PND, incluindo as florestas de Brasília (DF) e Ipanema (SP). As áreas também foram incluídas na lista durante o governo Bolsonaro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa fecha acima dos 136 mil pontos e bate novo recorde

Câmara cria comissão para acompanhar investigação de acidente em Vinhedo

Congresso, governo e STF chegam a acordo sobre transparência de emendas parlamentares

Primeiras moedas com a imagem de Charles III começam a circular no Reino Unido nesta terça-feira (20)

Últimas escolas fechadas pelas enchentes em Porto Alegre retomam aulas