Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O Brasil está perto de começar a produzir a vacina contra a mpox. O desenvolvimento é de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais.

A base do imunizante é o "vírus-semente", material enviado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, que é semelhante ao vírus da mpox atenuado.

A vacina tem o próprio vírus da mpox vivo, não morto, mas ele passa por alterações e mutações que o deixa incapaz de se multiplicar, porém, o vírus mantém sua capacidade de estimular o nosso sistema imunológico e consequentemente levar a produção de defesa”, explica o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Renato Kfouri

Leia também: Tite sofre arritmia após jogo do Flamengo em La Paz e está internado no Rio de Janeiro

A pesquisa da UFMG ainda não realizou testes com humanos e não tem previsão para ser concluída. Por enquanto, há duas vacinas disponíveis no mundo. A dinamarquesa Jynneos é recomendada para adultos, incluindo gestantes, lactantes e pessoas com HIV. Ela foi adquirida pelo governo brasileiro em 2022 e aplicada em grupos vulneráveis. O segundo imunizante é o norte-americano Acam 2000, que tem diversas contraindicações, além de mais efeitos colaterais.

A mpox foi classificada este mês pela Organização Mundial da Saúde como uma nova emergência global. O alerta surgiu após a rápida propagação de uma nova variante do vírus, batizada de b1, encontrada na República Democrática do Congo, além de outros países da África, Ásia e Europa. No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 709 casos da doença este ano, nenhum deles provocado pela nova variante.

Os sintomas da mpox, que pode ser transmitida principalmente pelo contato pele com pele, incluem febre, dores de cabeça e nas costas e erupções na pele. Nos casos mais graves, pode levar à morte. O tratamento inclui o uso de antivirais.

O objetivo da pesquisa da vacina brasileira é replicar o vírus semente em laboratório para produzir o imunizante em grande escala.

Saiba mais na matéria sobre o tema que foi ao ar esta sexta-feira (23) no Jornal da Tarde: 

Leia também: Bombeiros resgatam mais de 100 pessoas no mar após ventania em Copacabana, no RJ