Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O governo federal investiga uma série de incêndios no Brasil, no que pode ser uma nova onda orquestrada como o chamado “Dia do Fogo”, realizado em agosto de 2019 por produtores rurais do Pará.

No último domingo (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram com funcionários do Ibama, em Brasília, em busca de medidas de combate às chamas. A Polícia Federal já abriu inquérito para investigar os incêndios em São Paulo.

No encontro, a ministra mencionou o “Dia do Fogo”, quando, em 2019, criminosos organizaram um movimento para incendiar áreas da Amazônia.

Do mesmo jeito que nós tivemos o ‘Dia do Fogo’, há uma forte suspeita que esteja acontecendo de novo (...) e em São Paulo não é natural, em hipótese alguma, que em poucos dias você tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios”, declarou.

Leia também: Relatório sobre motivo da queda do avião da Voepass deve ser divulgado na próxima semana

Nesta semana, três pessoas foram presas em São Paulo, acusadas de envolvimento nos incêndios criminosos no interior do estado. Segundo a Defesa Civil, não há mais focos ativos.

Mais de 40 mil hectares foram afetados pelos incêndios, no interior de São Paulo, de acordo com a Defesa Civil do estado.

O fogo afeta a região de Ribeirão Preto desde a última quinta-feira (22). Duas pessoas morreram e 66 ficaram feridas.

No último sábado (24), a fumaça alcançou um festival de música eletrônica, no Vale das Grutas, em Altinópolis. Na ocasião, 500 pessoas precisaram de atendimento médico.

O governo paulista criou um gabinete emergencial para lidar com os incêndios.

Saiba mais sobre o tema na matéria do Jornal da Tarde que foi ao ar esta segunda-feira (26):

Leia também: Mais de 280 mil pessoas foram atingidas pela seca no Amazonas, diz governo estadual