Polaris Dawn: SpaceX adia missão privada que levará civis para caminhada espacial
Mudança se deu devido a descoberta de um vazamento de hélio; novo lançamento está previsto para quarta (28)
27/08/2024 11h12
O lançamento da missão privada, batizada de Polaris Dawn, foi adiada pela SpaceX para quarta-feira (28).
Ao informar a mudança nas redes sociais, a empresa de Elon Musk afirma que a decisão se deu devido a descoberta de um vazamento de hélio.
O vice-presidente de lançamentos, Kiko Dontchev, parabenizou a equipe por identificar o problema antes do lançamento: "Nada é mais importante do que a segurança dos nossos astronautas e a confiabilidade dos nossos veículos e operação".
Agora, em vez desta terça-feira (27), o lançamento está previsto para quarta-feira (28), às 4h38 (horário de Brasília). Há outras duas janelas para lançamento às 6h23 e às 7h09. Se necessário, o voo poderá ser adiado novamente para quinta-feira (29).
Leia também: Falha afeta circulação na Linha 12-Safira da CPTM na manhã desta terça-feira (27)
O plano é levar quatro passageiros em um voo de cinco dias, partindo do Kennedy Space Center, base da Nasa, nos Estados Unidos, para a primeira caminhada espacial da história em uma missão comercial, onde os tripulantes poderão alcançar 1.400 km de altitude, o que será o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972.
No terceiro dia, dois deles poderão deixar a nave e flutuar no espaço por alguns instantes.
Polaris Dawn é a primeira missão do programa Polaris, organizado pelo bilionário Jared Isaacman, um dos passageiros. Outros dois voos dentro dessa iniciativa são previstos pela SpaceX, incluindo um com a Starship, a maior nave espacial do mundo.
Leia também: Eleições nos EUA: Impasse entre Kamala e Trump põe em risco debate presidencial
REDES SOCIAIS