Após decisão de Moraes, rede social X sai do ar no Brasil
Suspensão ocorre após Elon Musk, dono da plataforma, não indicar um representante legal no país
31/08/2024 10h29
A rede social X (antigo Twitter) começou a sair do ar no Brasil na madrugada deste sábado (31) em diversos dispositivos. A suspensão ocorreu após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O dono da empresa, o bilionário Elon Musk, não respeitou o prazo de Moraes para indicar um representante legal no país.
Os clientes de operadoras, como Vivo, Claro e Oi, relataram a queda do antigo Twitter no início da madrugada. O processo depende de cada companhia, e o bloqueio total pode levar mais de 24 horas.
A suspensão do X foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na última sexta-feira (30) e vale até a rede cumprir ordens judiciais, pagar multas e indicar um representante para atuar no Brasil. A multa já está em mais de 18 milhões de reais.
Em seu perfil, Elon Musk compartilhou o comunicado e atacou Moraes, a quem descreveu como “ditador maligno que se fantasia de juiz”. Em outra publicação, escreveu que o ministro seria “um criminoso vestindo toga de juiz como.
Entenda suspensão
O X anunciou no último dia 17 que encerrará as operações no país, mas que o serviço continuaria disponível.
O site comunicou que a decisão de retirar o escritório no Brasil foi tomada devido às decisões judiciais do próprio Moraes, que, em um despacho, teria falado na possibilidade de multar e prender a responsável pela plataforma no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, pelo descumprimento de decisões judiciais. O 'X' acusa Moraes de censura.
O ministro Alexandre de Moraes deu 24 horas para o ‘X’, antigo Twitter, nomeasse um novo representante legal no Brasil, sob pena de suspender a plataforma.
O prazo venceu às 20h07 desta quinta-feira (29) e a decisão não foi cumprida.
REDES SOCIAIS