Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quarta-feira (4) que o plenário da Casa votará a indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central em 8 de outubro.

Pacheco fez o anúncio da data de votação da indicação de Galípolo durante sessão do Senado.

Leia mais: Brasil pode perder o Pantanal até o fim do século se tendências não forem revertidas, diz Marina Silva

"No período eleitoral, há dificuldade de reunirmos maior quórum. Estamos encaminhando a mensagem à CAE. Ficará à cargo do senador Vanderlan Cardoso a definição da data da sabatina. Da parte da Presidência do Senado, gostaria de deixar definida a data 8 de outubro para apreciação em plenário. Caberá ao presidente da CAE definir até 8 de outubro a data da sabatina", explicou Pacheco.

Antes da votação em plenário, Galípolo ainda terá que passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos. Até o momento, ainda não há uma data marcada para essa primeira etapa.

O economista Gabriel Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do Banco Central.

Galípolo vai substituir o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que tem mandato até o final do ano.

Quem é Gabriel Galípolo?

Formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ele foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021.

Em seguida, ele passou a fazer parte do plano econômico na candidatura de Lula à Presidência da República em 2022.

Já no governo, Galípolo atuou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda, o número dois da pasta. No entanto, ele ficou por pouco tempo no cargo.

Em 2023, ele foi indicado por Lula para a diretoria da autoridade, Galípolo assumiu o cargo de diretor de Política Monetária.