Com estoque em estado de emergência para O+, O- e B-, Pró-Sangue pede por doações de sangue
Tipos A- e AB- se encontram em situação crítica; saiba como ajudar
06/09/2024 11h29
Com o estoque operando em estado de emergência para O+, O- e B-, a Pró-Sangue pede que doações de sangue sejam feitas urgentemente pela população.
Os tipos A- e AB- se encontram em situação crítica, sendo suficientes para atender apenas 50% da demanda hospitalar.
Ao longo da semana, a coleta de sangue foi tímida, e para a véspera e o dia do feriado, ainda há vagas livres no sistema de agendamento online, que pode ser feito pelo site da fundação. Caso a situação não seja revertida nos próximos dias, pode haver desabastecimento nos hospitais.
Para ajudar, o candidato ainda deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se estiver gripado ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, é necessário aguardar uma semana para que esteja apto novamente .
Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Mais informações encontram-se disponíveis no site da Pró Sangue. Também é possível entrar em contato pelo Alô Pró-Sangue (11 4573-7800), WhatsApp (11 9-9152-7653) ou e-mail (faleconosco@prosangue.sp.gov.br).
Veja o horário de funcionamento da Pró-Sangue:
Durante a semana
Posto Clínicas: das 8h às 17h30;
Posto Osasco: das 8h às 16h30;
Posto Dante Pazzanese: das 8h às 12h30;
Posto Mandaqui: das 8h às 16h30;
Posto Barueri: das 8h às 17h;
Aos sábados e feriados
Posto Clínicas: das 8h às 16h.
Posto Osasco: das 8h às 16h.
REDES SOCIAIS