O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica foi internado em um hospital de Montevidéu nesta quinta-feira (6), onde começou a ser hidratado por via intravenosa, depois dos poucos líquidos que estava conseguindo ingerir em casa.
Leia mais: Com estoque em estado de emergência para O+, O- e B-, Pró-Sangue pede por doações de sangue
A explicação foi dada em entrevista coletiva pela médica pessoal de Mujica, Raquel Pannone, que disse que o ex-presidente tem fibrose no esôfago como resultado do tratamento de radioterapia que está realizando, o que dificulta sua alimentação.
“Pepe está de volta ao hospital. O motivo da internação desta vez tem a ver com o fato de que ele estava recebendo muito pouco líquido em casa por via oral e não estava comendo o suficiente. Essa foi a razão para levá-lo para o hospital”, declarou Pannone.
De acordo com Pannone, o estado de saúde de Mujica não melhorou. “Estamos em uma situação de estagnação”, disse a médica. Ela destacou que Mujica perdeu peso e teve uma diminuição na massa muscular.
No dia 29 de abril, Mujica anunciou em entrevista coletiva que havia se submetido a uma avaliação na qual foi detectado um tumor no esôfago. Poucos dias depois, Pannone explicou que o tumor era maligno e seria tratado com radioterapia.
REDES SOCIAIS