Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/ TV Cultura
Montagem/ TV Cultura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado a pagar 15 mil reais ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por danos morais por acusação de que o casal havia “levado” 83 móveis do Palácio da Alvorada.

Leia mais: 13 cidades do estado de São Paulo apresentam focos ativos de incêndio nesta terça-feira (10)

A sentença foi publicada na última segunda-feira 9. No documento, o juiz Diego Câmara, da 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal, disse que a declaração de Lula gerou “dano à imagem e à reputação” de Bolsonaro e de Michelle, já que ficou comprovado que “os itens em referência sempre estiveram sob guarda da União durante todo o período indicado”.

A acusação foi feita quando Lula voltou à presidência, no início de 2023. Inicialmente, 261 bens não tinham sido localizados. Após uma primeira busca por profissionais da área de patrimônio, 83 seguiam perdidos.

Bolsonaro garantiu que “todos os móveis estavam no Alvorada” e que “Lula incorreu em falsa comunicação de furto”. A ex-primeira-dama também disse que os móveis estavam na residência oficial, e que passou a usar mobília própria a partir de 2019.

Na decisão publicada esta semana, o magistrado disse que a fala de Lula foi além do “direito de crítica”. A Advocacia-Geral da União (AGU) poderá recorrer da sentença.

Leia também: CNU: Governo Federal disponibiliza imagens dos cartões de resposta; veja como acessar