Pesquisadora expõe diferenças entre bancada evangélica e a população evangélica do Brasil
No Provoca, Carô Evangelista falou sobre a diversidade dentro do campo religioso
24/09/2024 22h30
No Provoca desta terça-feira (24), o apresentador Marcelo Tas recebe a pesquisadora e diretora do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Carô Evangelista.
Durante a entrevista, a estudiosa do campo religioso explica que a bancada evangélica no Congresso Nacional, composta majoritariamente por homens brancos de mais idade, tem um perfil consideravelmente diferente da população evangélica brasileira.
“A foto da bancada evangélica, literalmente a foto, as cores, as caras, os perfis… não é a foto da população evangélica”, argumenta.
No programa, Carô ressalta que a população evangélica brasileira é diversa, com forte presença do público negro e feminino. Além disso, a pesquisadora diz que a bancada evangélica no Senado e na Câmara costumam representar, na maioria dos casos, as grandes igrejas nacionais, desconsiderando uma gama de instituições religiosas menores.
“Seja pela foto da representação individual, seja pela foto da representação institucional do campo evangélico, essa foto não é a mesma”, comenta.
Leia também: Termômetros marcam 35,1ºC e SP tem o dia mais quente do ano, diz Inmet
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Leia também: Governo de SP lança Acordo Paulista IPVA para negociar R$ 2 bilhões em dívidas
REDES SOCIAIS