Onda de calor atinge o Brasil e temperaturas podem chegar a 40°C em capitais
Temperatura agrava qualidade do ar e aumenta risco de incêndios no Brasil
30/09/2024 13h58
A semana começa com a chegada da oitava onda de calor no Brasil neste ano, conforme previsão do Climatempo.
Após um breve alívio causado pela passagem de uma frente fria no último fim de semana, o ar quente e seco voltou a predominar no domingo (29), especialmente nas regiões Centro-Sul do país, onde as temperaturas devem disparar novamente.
Leia também: Governo Federal vai banir até 600 sites de apostas no Brasil, anuncia Haddad
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que os termômetros podem atingir até 40°C em algumas capitais, como Campo Grande (MS), que já deve registrar esse número nesta segunda-feira (30), e Cuiabá (MT), onde o calor extremo é previsto para os próximos dias.
Além do calor intenso, há uma tendência de piora na qualidade do ar devido à baixa umidade e ao aumento no número de focos de incêndio, situação que pode fazer o céu ficar esbranquiçado pela fumaça das queimadas.
Cidades no interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás também devem enfrentar as temperaturas mais elevadas e a baixa umidade.
A previsão é que essa onda de calor persista até o dia 8 de outubro, quando o clima deve voltar a uma normalidade relativa.
Leia mais: Mais de 60 parques estaduais são reabertos em São Paulo a partir desta segunda (30); veja lista
REDES SOCIAIS